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conexões aéreas

Problemas com conexões aéreas? Saiba o que fazer.

Algumas pessoas ficam um pouco perdidas quando se trata de voos com escala e podem enfrentar alguns problemas durante a viagem. A falta de experiência ou a distração fazem parte de alguns equívocos, mas tendo um conhecimento prévio sobre o assunto, é possível evitar dificuldades e ter uma viagem tranquila.

Confira as nossas dicas para resolver os problemas com conexões aéreas!

Qual a diferença entre escala e conexão?

Embora sejam rotinas que parecem semelhantes, elas interferem até mesmo no valor final do voo. Em uma conexão, é preciso descer do avião e entrar em outro para prosseguir a viagem ao destino. Já durante uma escala, o avião para em uma outra cidade durante a viagem, mas não é preciso descer do avião.

E se perder a conexão, o que fazer?

Um problema comum entre os turistas é a perda do voo da conexão provocado por um atraso do voo anterior. Mesmo longe do seu país de origem, você tem seus direitos assegurados pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil).

Direito à informação

Um dos primeiros direitos é o da informação. A companhia aérea tem o dever de informar ao passageiro o motivo do atraso ou do cancelamento da conexão, o status do voo e se está no horário.

Assistência material

A assistência material deve ser prestada quando o passageiro perder o voo de conexão. Esse apoio inclui:

  • meios de comunicação, como internet e telefone, a partir de uma hora de espera do próximo voo;
  • custos de alimentação, a partir de duas horas de espera;
  • hospedagem/acomodação e traslado a partir de quatro horas de espera.

Reacomodação em outro voo

Se o voo atrasar mais de quatro horas, o passageiro tem o direito de pedir a reacomodação em outro voo para o destino, que pode ser da mesma ou de outra companhia aérea.

E se eu perder o voo?

Se realmente, por atraso do voo anterior, você acabar perdendo a conexão, também pode exigir alguns direitos.

Receber reembolso integral

O passageiro pode exigir o reembolso integral da passagem aérea, o que inclui as taxas cobradas. Para essas situações, a assistência material não é prevista.

Embarcar no próximo voo

Além da assistência material, a companhia deve se responsabilizar por embarcar o passageiro no próximo voo.

Remarcar o voo

Também está previsto entre os direitos do passageiro que a companhia remarque o voo, com data e hora escolhida pelo cliente.

Reacomodação em voo de outra companhia aérea

Outra alternativa é a reacomodação do passageiro em voo para o destino, mesmo que de outra companhia aérea.

Indenização

Além de todas essas possibilidades, o passageiro tem direito de solicitar indenização por danos morais, caso a perda da conexão tenha resultado em um atraso de mais 4 horas de chegada no destino.

Como solicitar esses direitos?

Caso a perda de conexão aconteça com você, é possível solicitar as opções direto no balcão de atendimento da companhia aérea, lembrando que a empresa pode oferecer apenas o que for mais vantajoso para ela.

Se a situação não for resolvida, você pode abrir uma reclamação junto à ANAC ou o Procon. Não esqueça de guardar toda a documentação relativa ao voo e o registro do atendimento.

Com a Navetur, você pode viajar tranquilo e com todo o apoio necessário para qualquer problema que possa surgir. Entre em contato conosco e conheça os nossos pacotes!

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